Encontre sua notícia
Categorias
CONTEÚDO DA NOTÍCIA
Reformas e obras são sempre incômodas para os moradores e também para os vizinhos. O barulho, sujeira, quebra-quebra e entra e sai de profissionais podem levar os vizinhos à loucura, ainda mais se a obra for em apartamentos e condomínios. Pensando nisso, separamos algumas dicas valiosas para evitar mal estar e não fazer feio com os vizinhos.
Planeje tudo com antecedência
Ter um projeto detalhado é fundamental para o sucesso da obra. Em condomínios e prédios, consulte a norma interna para evitar problemas.
Simplifique
Assim a obra acabará mais rápido. Para que trocar o azulejo, se podemos apenas pintá-lo? Dá menos trabalho e faz menos barulho, fora o tempo de realização, que será menor.
Converse antes
Converse com os vizinhos antes de começar a obra e explique os detalhes e mostre ao síndico o projeto, pois uma denúncia na prefeitura pode acabar com sua obra. Alterações na estrutura, como rachaduras, serão responsabilidade de quem está fazendo a obra.
Respeite os horários
Conheça as leis de silêncio da sua cidade e siga-as corretamente, não faça barulho fora de hora.
Controle a sujeira
Você é responsável pelo entulho gerado na obra, por isso, nada de deixa-lo na calçada. Contrate uma caçamba para recolher o material.
Contrate mão de obra especializada
Assim você evita erros e atrasos em sua obra. O barato muitas vezes sai caro, e dá muito mais dor de cabeça.
Repare danos causados
Você deve saber que será responsável por quaisquer danos que sua obra causar na residência de seu vizinho e é dever seu repara-los, por isso converse antes com eles e tenha isso em mente.
E, ao final de tudo, agradeça a paciência de seus vizinhos, afinal, um bom relacionamento é fundamental para uma convivência sadia e sem problemas.