Ler Notícia: Como faço para descobrir se o vidro é ou não temperado? Quais as características?

Encontre sua notícia

CONTEÚDO DA NOTÍCIA

Imagem destaque

Os vidros temperados, quando quebrados, não estilhaçam em grande quantidade, como o vidro comum, e os cacos do vidro temperado são menos cortantes. 


Os vidros temperados são fabricados a partir do vidro comum, por isso possuem todas as suas características: transparência, coloração, paralelismo nas faces, etc. O processo térmico de temperatura melhora consideravelmente as propriedades do produto, conferindo ao vidro temperado uma resistência muito maior que a do vidro comum.

A finalidade de ser temperado é estabelecer tensões elevadas de compressão nas zonas superficiais do vidro, e correspondentes altas tensões de tração no centro do mesmo. 

Processo de Temperatura 
O vidro é cortado na forma e tamanhos desejados. Em seguida vem a lapidação depois os recortes e furos necessários. Feitas estas operações a peça é submetida ao controle de quantidade inicial, sendo então levada ao processo de têmpera. O vidro é colocado no forno, submetido a uma temperatura de aproximadamente 6000 C até atingir seu ponto ideal. Neste momento, recebe um resfriamento brusco, através de um soprante , o que vai gerar o estado de tensão citado. 

Resistência ao choque térmico
Termicamente a mesma chapa suporta uma diferença de temperatura entre suas superfícies da ordem de 300o C. Num vidro comum nas mesmas circunstancias rompe-se com uma diferença de 60o C. 

Resistências a flexão 
O módulo de trabalho por flexão do temperado é muito elevado: 500Kg/cm2 com um coeficiente de segurança igual a 3,5. O vidro comum possui um módulo de trabalho por flexão de 100kgf/cm2. 

Resistência a Flambagem 
Uma chapa submetida a uma carga axial permanente suporta 1000kgf com uma flecha de 35mm. 

Resistência a Torção
A mesma chapa suporta um esforço de torção de 50kgf, descrevendo um angulo de 270o , ao passo que uma chapa de vidro comum rompe-se com 10kgf de força.

Segurança 
Atenção criadas através do processo de têmpera, fazem com que numa eventual quebra provocada por um esforço anormal ele rompe-se totalmente resultando pequenas partículas de aspectos cúbicos com arestas menos susceptíveis de provocar ferimentos. Isto aliado às propriedades já enumeradas permite que se faça emprego em grandes envidraçamentos, pois é possível ser aplicado através de peças metálicas próprias, eliminando tradicionais caixilhos.

© 2024. Golden Esquadrias | Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por: Cliecom Marketing Digital. | Fachadas de Vidro